Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Livro debate escolarização de crianças com autismo e psicose

27/01/23 às 10:26 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Eduel (Editora da UEL) lança o livro “Escolarização de Crianças com autismo e psicose”, de Cleide Vitor Mussini Batista. A obra apresenta o registro do trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Londrina junto a crianças diagnosticadas com autismo e psicose, dentro do Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina intitulado “Escolarização de Crianças Autistas e Psicóticas”.


Com base na psicanálise lacaniana e nas Teorias da Educação, como o conceito de Educação Terapêutica, a iniciativa lança um olhar diferenciado diante do desafio da escolarização de crianças com diagnóstico de autismo e de psicose infantil. Direcionado a professores, psicólogos e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas afins, o lançamento reúne 11 artigos produzidos por integrantes do projeto.


Coordenado pela professora Cleide Vitor Mussini Batista, do Departamento de Educação e organizadora do livro, o projeto de extensão é desenvolvido há oito anos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Participam da iniciativa 10 professoras regentes das Classes Especiais/TGD, sendo duas professoras por sala e vinte crianças no total. Também integram o projeto profissionais da Gerência de Apoio Especializado (GEAE/SME), entre eles psicólogos, psicopedagogos, alunos dos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia da UEL, outros profissionais da área de instituições diversas e pesquisadores.

Leia mais:

Imagem de destaque
NA AVENIDA MARINGÁ

Unimed Londrina inaugura espaço exclusivo para atendimento infantil

Imagem de destaque
NESTE SÁBADO

UBS Armindo Guazzi tem baixa procura para atendimentos de casos de dengue

Imagem de destaque
ACIDENTE FATAL

Mulher de 22 anos morre após ser atropelada por vários veículos na BR-369

Imagem de destaque
13 ANOS

Adolescente morre uma semana após ter sido espancado por colegas, diz pai


Para a intervenção junto às crianças, a trajetória dos integrantes do projeto começou com muito estudo, pesquisas, reflexões e discussões. O objetivo foi planejar uma proposta de trabalho individualizada para atender crianças e adolescentes com idade de 5 a 15 anos, adotando a inclusão de maneira interdisciplinar. Por fim, o grupo também elaborou um formato de acompanhamento de cada criança/aluno por meio de portfólio e relatório descritivo.


Conceitos e preconceitos


Cleide Vitor explica que, inicialmente, foi necessário descontruir alguns conceitos que circundam a questão das crianças diagnosticadas com autismo e psicose. “Antes de ser um autista ou psicótico, há uma criança, um sujeito. Desalgamar os profissionais do diagnóstico da criança não é uma tarefa fácil. Portanto, a ideia do projeto por meio dos estudos, supervisão e acompanhamento é o de trabalhar com a criança, considerando suas produções e o singular de cada uma”, aponta.


Os artigos detalham as atividades e intervenções que foram desenvolvidas com as crianças durante o processo de escolarização delas, como jogos, brincadeiras, atividades de pintura, vivências e experiências dentro e fora da sala de aula e da escola. Entre as intervenções adotadas, a organizadora do livro destaca as atividades culturais, que consistiam em levar as crianças a teatros, feiras, cinema, piqueniques ao ar livre e visitas a restaurantes.


Segundo Cleide, as propostas de trabalho visam proporcionar vivências cotidianas, respeitando os limites e individualidades de cada criança/aluno. “Para a criança com autismo ou com psicose, não diferente das outras crianças, é necessário transitar pelo social. Neste trânsito, também, verifica-se como a criança responde a estas diferentes experiências cotidianas”, ressalta a professora.


Sem dúvida, o livro contribui para a ampliação do entendimento do autismo e da psicose infantil diante da desinformação recorrente da sociedade com relação aos transtornos. Neste sentido, Cleide Vitor ressalta a importância de “olhar para a criança”, independente do diagnóstico. “É preciso olhar para a criança, sem ficar presa ao diagnóstico, pois não é este que a define, ou seja, existe uma criança para além do diagnóstico. E, é nesta criança que apostamos, sempre enfatizando o que ela é capaz de fazer, suas produções etc. e não aquilo que comumente ela não é capaz”, diz Cleide Vitor.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá