Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vereador ou prefeito: conheça a ordem de votação nas Eleições 2024

27/04/24 às 14:37 - Escrito por TSE
siga o Tarobá News no Google News!

No dia 6 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Na hora de votar, é importante que a eleitora e o eleitor tenham atenção na ordem de votação. De acordo com a legislação eleitoral, primeiro você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito.


Por quantos dígitos é formado o número para vereador?


O número a ser digitado na urna eletrônica para vereador é composto por cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso você só queira votar na legenda, após informar o número do partido, é só apertar o botão “CONFIRMA”.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGURANÇA

Sistemas operacionais do TSE passam por nova atualização

Imagem de destaque
VEJA NA ÍNTEGRA

Eleições 2024: entrevista com a pré-candidata à prefeitura de Londrina, Isabel Diniz

Imagem de destaque
ONLINE

Curso incentiva inclusão de pessoas com deficiência como candidatas

Imagem de destaque
MAIORIA FEMININA

Pela primeira vez duas ministras negras compõem bancada do Plenário do TSE


E o número para prefeito tem quantos dígitos?


Depois de confirmar o voto para vereador, será a vez de votar para o cargo de prefeito. O número da candidata ou do candidato tem apenas dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá na tela da urna a palavra “FIM”.


E se eu errar no momento de digitar o número na urna?


Não tem problema. É só apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto.


Qual o cargo que será disputado em eventual segundo turno?


No segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro, só será possível votar para o cargo de prefeito. A segunda etapa de votação somente ocorrerá nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no caso em que a candidata ou o candidato mais votado à Prefeitura não tenha obtido metade mais um dos votos válidos (dados somente a candidatos) no primeiro turno. Irão disputar o segundo turno os dois concorrentes mais votados no dia 6 de outubro.


Quer treinar para votar?


Conheça o Simulador de Votação, ferramenta disponível no Portal do TSE, que permite às eleitoras e aos eleitores treinar exatamente os procedimentos que acontecem no instante da votação, como se estivessem diante da urna eletrônica no dia do pleito.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá